sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pequenas lições de como se fazer poemas de amor




         Antes de qualquer coisa, se apaixone. Não se fazem poemas de amor sem paixões mal resolvidas. Lute para que esse sentimento dure, e não consiga. A frustração é parte importante de um bom poema de amor. Seja sincero, romântico, e pareça bem frágil. Pessoas fortes não escrevem poemas de amor. Tente fazer as coisas certas, contanto que dê tudo errado. Nada como uma boa dose de coisas mal entendidas. Espere tudo da pessoa que você ama, e se decepcione. Seja bem verdadeiro, não tenha medo de se expor. Medo não combina com poemas de amor. Faça tudo que você puder pela pessoa que você ama, se entregue. Seja trocado por alguém bem pior que você. Sofra. Mas não aquele sofrimento que ninguém vê, tem que se despedaçar. Sofra por muito tempo. Pessoas que se recuperam rápido não escrevem bons poemas de amor. Fique sozinho. A solidão é indispensável.
         Pronto! Escreva seu poema de amor. Mas não repita muitas vezes esse processo, ou você corre o sério risco de se acostumar...

Alexander C. Fonseca


Nota: Escrito por volta do ano 2000, pouco antes ou pouco depois... virada de milênio, final de adolescência... quando escrevi isto, eu estava certo de que o universo conspirava contra mim, de que eu estaria fadado a conviver com um mundo frio que não me entendia, tanto quanto eu não entendia ele... Hoje sei que o cenário era fruto de minhas escolhas... jamais conseguiria amoras em uma plantação de uvas... e nada contra as uvas, afinal há quem as prefira... optar por elas e reclamar de seus sabores, de suas texturas é que era o erro... uma conspiração não do universo, mas minha... hoje procuro por minhas amoras onde posso encontrá-las, e se não as encontro, sigo procurando... e as que encontrei cuidei com carinho, pois são raras... fiz conservas, guardei como compotas, cristalizei para que durassem e me acompanhassem até quando for possível... Quanto às lições? Já não as dou... rs... cada um encontrará as que precisar em si, em sua própria plantação e nas colheitas que se permitir fazer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler... :)